Diversidade, conhecimento e troca marcam Semana de Integração 2019

Além de oferecer atividades variadas, a Semana de Integração, que concluiu a edição deste ano no dia 29 de maio, é um espaço de encontro para todos. A ideia dos organizadores é fazer do Campus São João del-Rei, sede do evento, um local de troca de conhecimento e experiência. Tendo isso em vista, uma das atividades na agenda do evento foi a roda de conversa com representantes do projeto ProMigra.

O Projeto de Promoção dos Direitos de Migrantes (ProMigra), da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (FDUSP), é composto por estudantes e profissionais interdisciplinares. A atuação do projeto se dá em cinco frentes: atendimento, acadêmico, comunicação, saúde e “Advocacy”. O objetivo é orientar a população imigrante que reside no país, de modo a garantir seus direitos e facilitar processos, como por exemplo, as barreiras linguísticas.

O advogado, consultor da ONU Migração e componente do ProMigra, Victor Del Vecchio, trouxe para debate as questões migratórias mundiais e mostrou as ações realizadas pelo grupo. O projeto tem mostrado resultados efetivos, o que pode servir de inspiração para outros programas de extensão. “Partindo do ponto de vista de que o PROMIGRA tem atingido certo êxito nas suas atividades, a gente pode servir como inspiração, de mostrar que é possível impactar a sociedade, positivamente, com atitudes que emanam das universidades, e também que podemos compartilhar experiências”, completa.

Outro tema abordado no dia 29, foi a prática da atenção plena - o mindfulness -, um método de meditação que tem se mostrado efetivo na melhoria da qualidade do ambiente de trabalho. A oficina “Meditação e Yoga: vivendo o estado de presença” focou na respiração, alongamento e foco no momento presente. Para Martha Waryu, monge desde 2008 e colaboradora externa do IF, a prática meditativa é um caminho natural em sua vida, tanto como fonte de ensinamento, quanto de aprendizado.

O Professor do Campus, Alex Mourão Terzi, também guiou os participantes para conhecerem mais sobre a atenção plena, ressaltando o poder da fala na meditação. De acordo com o professor, a Semana de Integração cresce a cada edição, sendo um canal de acesso ao conhecimento. “A cada evento do IF a gente tem conseguido levar alguns resultados de pesquisas e projetos de extensão”, finaliza.

DSC01162.JPG
DSC01164.JPG