Professora do Campus participa do lançamento do Parlamento Jovem em Conceição da Barra de Minas

No dia 20 de março a professora Rosana Machado de Souza ministrou de forma voluntária uma palestra a respeito da discriminação étnico-racial no lançamento do Parlamento Jovem na cidade de Conceição da Barra de Minas. O evento contou com a participação dos jovens que integrarão o Parlamento Jovem na cidade, seus pais, vereadores locais e de Piedade do Rio Grande, que também está em processo de implantação do seu Parlamento Jovem, além de outras autoridades locais.

De acordo com o site da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, "o Parlamento Jovem de Minas é um programa de formação política e educação legislativa que visa ao empoderamento dos estudantes do ensino médio para que eles desenvolvam ações sociais e políticas, sobretudo aquelas que proporcionam uma interlocução com o Legislativo. Organizado em uma ampla rede de educação legislativa, integrada pela Assembleia de Minas e pelas Câmaras Municipais e seus parceiros, o programa realiza um projeto anual no qual os jovens escolhem um tema de relevância social a ser trabalhado nos municípios integrantes da edição e encaminham propostas de ação legislativa às Câmaras Municipais e à ALMG."

O tema escolhido para 2019 foi "Discriminação Étnico-Racial", trazendo como temáticas relacionadas: desigualdades socioeconômicas; violências por motivo étnico-racial; direitos às identidades e à diversidade cultural. Além de aprofundar os conhecimentos sobre a temática e políticas públicas, os jovens participam das etapas municipal, regional e, posteriormente, estadual. De acordo com um dos coordenadores do projeto, Rafael M. F. de Souza, secretário da Câmara de Conceição da Barra de Minas, a expectativa é que esse contato com o IF Sudeste MG seja o primeiro de uma parceria com o Parlamento Jovem ao longo de 2019.

Segundo a professora Rosana Machado, coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas do IF Sudeste MG, o convite surgiu em um momento importante visto que encontra-se aberto o edital de apoio a projetos de extensão (PIAEX). "No processo de elaboração e estruturação de projetos de extensão, atender à demanda da comunidade é fundamental. Quando fui convidada para ministrar a palestra e soube que o tema eleito pelos jovens para o ano de 2019 foi discriminação étnico-racial percebi a potência que tínhamos nas mãos. Pensar ações extensionistas que dialoguem os saberes acadêmicos em articulação com a elaboração e a construção de políticas públicas tendo os jovens como porta-vozes é uma excelente oportunidade para a proposição de leis que realmente beneficiem a população negra em Minas Gerais”, coloca Rosana.

Para entender melhor o Parlamento Jovem, clique aqui.

WhatsApp Image 2019-03-20 at 15.32.28 (1).jpeg
WhatsApp Image 2019-03-20 at 15.57.19 (2).jpeg