Alunos da Pós Graduação em Engenharia em Segurança do trabalho realizam visita na Base Fixa do SAMU de São João del-Rei

No dia 15 de março, os alunos do Curso de Pós graduação em Engenharia em Segurança do Trabalho Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais- Campus São João del-Rei realizaram uma visita guiada à base descentralizada do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) 192 no município. A visita foi acompanhada pela professora Eva Oliveira, responsável pela intermediação da ação na unidade e direcionada pela Enfermeira Renata Alvarenga.

Para os responsáveis pela atividade, a visita in loco de alunos do curso reforça a experiência e aprendizado mútuo entre os discentes e profissionais, além de conscientizar sobre a importância do acionamento correto ao serviço através do número 192. Na visita guiada, os estudantes conheceram toda a estrutura física e os procedimentos e documentos realizados antes, durante e após o atendimento. Visitaram, ainda, as unidades móveis de atendimento: as ambulâncias USB (Unidades de Suporte Básico) e USA (Unidades de Suporte Avançado, consideradas UTIs móveis). Com a supervisão dos profissionais do SAMU, puderam manusear os equipamentos utilizados para o atendimento de pacientes e esclarecer dúvidas a respeito do serviço.

Para a aluna Anixela Morais “os profissionais possuem uma carga enorme de conhecimento prático, teórico e domínio das diversas situações ao qual eles são solicitados”. O Aluno Egmont Leite corrobora a ideia, “com a visita pude testemunhar os quão preparados estão os agentes daquela unidade assim como testemunhar como as UBS e USA estão bem equipadas e em ótimo estado de conservação,” pontua.

Já a Professora ressaltou a importância de atividades como essas: “Visitas técnicas são de fundamental importância na associação entre teoria e prática, assim como uma oportunidade para o contato com profissionais atuantes na área”. Já a segundo a enfermeira Renata, “estar em contato com futuros profissionais que estão preocupados e interessados em aprender a melhor forma de prestar o cuidado é muito gratificante”, conclui.

Sobre o SAMU

O SAMU foi instalado em São João del-Rei por meio do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência Centro Sul (CISRU).  É um serviço que faz parte dos programas de atenção à saúde dos governos federal, estadual e municipal e tem como finalidade prestar socorro à população em casos de urgência e emergência. O atendimento é realizado através do número 192 e desde sua implantação o SAMU tem conseguido reduzir o número de óbitos, tempo de internação hospitalar e sequelas decorrentes da falta de um socorro em tempo hábil. O Serviço funciona 24 horas por dia e é formado de uma equipe multidisciplinar composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores-socorristas.

Desde 2012, a população de São João del-Rei conta com o Serviço de Urgência e Emergência, localizado na Rua Industrial Paulo Agostini, 87, Bairro: Vila N. Sra. de Fátima. Na cidade são duas ambulâncias, sendo uma USB e a outra USA (UTI Móvel). A USB é utilizada em casos de urgência, quando é preciso o pronto atendimento, mas não há risco de morte iminente. Nestes casos, o resgate é feito por um condutor-socorrista e um técnico de enfermagem. Já a USA é acionada em casos de emergência, quando há necessidade de intervenção médica imediata. Nestes casos, o resgate é feito por um condutor-socorrista, um médico e um enfermeiro.