Calouros são recepcionados com trote solidário

Cidadania sim, violência não. Em diversas instituições do país, os calouros são convidados a participar dos trotes como uma forma de recepção. Contrapondo a imagem dos trotes em que os alunos passam por situações vexatórias os trotes solidários vêm ganhando cada vez mais espaço, promovendo uma boa integração entre os alunos recém-chegados com os demais.

Em 2019, o IF Sudeste MG – Campus São João del-Rei está arrecadando fraldas geriátricas e leite para instituições filantrópicas da cidade e região. O Coordenador de Assistência Estudantil, Diogo Pereira Matos, fala sobre a ação. “A gente vem desenvolvendo o trote solidário há alguns anos para substituir aqueles trotes que, por vezes, acabavam comprometendo a integralidade física ou moral dos novos alunos. A nossa ideia é fazer uma recepção, mas ao mesmo tempo ajudar outras pessoas”, pontua o servidor.

Ainda de acordo com Diogo o diferencial do trote solidário 2019 é a participação das turmas veteranas. “Alguns líderes de turma sugeriram uma visita dos veteranos à sala dos calouros. O objetivo é fazer uma integração entre os alunos do mesmo curso e mobilizar os novos alunos a contribuir com a campanha. Então, estamos tendo um envolvimento maior de todos”.

As entregas podem ser feitas na CGAE – Coordenação Geral de Assistência Estudantil, até o dia 15 de março.